domingo, 2 de março de 2014

Marcha comemorativa dos 17 anos do montanhismo na Adefacec

XVII ANIVERSÁRIO

1997 - 2014

BREVE HISTORIAL DA SECÇÃO DE MONTANHISMO DA ADEFACEC

Em 26 de Fevereiro1997 deu-se início ao processo de criação da Secção de Montanhismo no seio da Associação Desportiva da Efacec. Nesse dia, realizou-se a primeira reunião de associados que se mostraram interessados em praticar a referida modalidade.

Daí ao terreno foi um passo, pois a primeira atividade de montanha aconteceu no dia 1 de Março 1997.

Nesse dia e em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, desenvolveu-se a primeira grande marcha. Foi entre S. João do Campo e a Portela do Homem na Via Romana XVIII. Essa primeira atividade contou com a participação de seis associados.

Não é fácil resumir, todo um percurso de grandes eventos que realizamos ao longo destes 17 anos de atividade.

Tentamos sempre, até ao dia de hoje, fazer chegar a palavra montanhismo a um, cada vez maior, número de pessoas.

Tentamos sempre que à parte desportiva de cada evento, se alie também a componente cultural.

Por isso, de norte a sul e ao longo de todos estes anos, temos dado a conhecer um pouco melhor os cantos, recantos e encantos do nosso país, evidenciando sempre, em cada região, as suas belezas paisagísticas, os seus usos e costumes, o seu património edificado assim como as características das suas gentes.

Sabemos que os desafios e as dificuldades com que se deparavam os montanheiros à dezassete anos não eram as mesmas de agora. Não existiam praticamente redes de trilhos marcados, nem GPS’S, nem internet, nem tão pouco uma rede de estradas e auto estradas como agora! Também os primeiros telemóveis tinham aparecido há muito pouco tempo.

Por isso, nunca é de mais salientar, todo um trabalho, que foi desenvolvido de base e que consistia, tanto na pesquisa e desenvolvimento dos percursos, como na sua divulgação e promoção. Todo esse trabalho deveu-se ao grande empenho, esforço e muitas vezes sacrifício levado a cabo pelos responsáveis de então, da secção de montanha da Adefacec!

Por tudo aquilo que temos desenvolvido, inovado e também pela diferença da nossa postura, pensamos, e sem falsas modéstias, que a Adefacec tem constituído uma referência de peso no seio do montanhismo/pedestrianismo nacional.

Porque achamos que é a caminhar que conhecemos melhor algumas das maravilhas do nosso país, continuamos a acreditar que tudo aquilo que demos ao montanhismo/pedestrianismo é uma ínfima parte de tudo aquilo que ele já nos deu!































































































































































Adefacec2014
Promoção de comportamentos de vida saudável e feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário