quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pedalar e Caminhar por afetos - 27 Maio - - Parque da Cidade



27-05-2012 - parque da cidade



A SOLIDARIEDADE E A SUA IMPORTÂNCIA 
A vida é vivida a partir de parâmetros. Configuramos e reconfiguramos valores e conceitos ao sabor das linhas desenhadas no caderno da nossa existência. A cristalina certeza de ontem é hoje a opaca dúvida que nos atormenta. As sentidas demonstrações e juras de amor que vão dormir acesas acordam cinzas indiferentes e opacas. Porque o mundo gira e porque a vida treme, já não temos tanta certeza de ter a certeza. Porque a única certeza é a certeza das nossas dúvidas.




Na geografia dos eventos da nossa vida, com montanhas de alegrias em dias ensolarados, ou vales de lágrimas em conturbadas tempestades, demoramos a aprender, que de tudo, a essência é o amor. Dentro de todas elas, a que hoje encontra luz sob o holofote do enredo da minha existencia, chama-se solidariedade.
A solidariedade é a certeza da presença de alguém, apanhando chuva ao nosso lado, ainda que nada ganhe com isso, só para fazer, pela conversa, o sangue continuar a circular e prolongar assim a nossa resistência. Porque Solidário é aquele que nos acompanha na chuva.
A solidariedade é o preenchimento da expectativa de que o outro vai retribuir os momentos em que nós, calados ou arreliados, prostramo-nos na frente daquela batalha, porque acreditatamos numa causa, a mesma causa de quem hoje, com a mesma força, se prostra ao seu lado. Porque ser Solidário é ser companheiro de trincheira.
A solidariedade é aquela voz inaudível, de defesa, no meio da gritaria estridente de acusações. É a manifestação eloquente, ainda que silenciosa, da presença solidificante da sustentação aos fortes ventos de tempestade criados por articulações maléficas dos que só se solidarizam para não fazerem o bem...
Porque a Solidariedade é espontânea. Vem por convicção e não por remorsos. Solidariedade que não é espontânea cessa e treme na primeira ameaça, recolhendo-se novamente, assustada, e regressando para onde nunca deveria ter saído - no recôndito da timidez. É incessantemente uma ilusória gota de água para quem está à escassez no deserto. Porque solidário é companheiro da partilha, da honestidade e da sinceridade.


A solidariedade é atemporal e ubiquitária. A sua presença, quando necessária viaja distâncias temporais e geográficas, assinadas por pessoas queridas e distantes do presente, mas presentes no passado, e distantes do olhar, mas próximas na retina afetiva.

Solidário é companheiro de vida, da vida e para a vida. Apanhar chuva na avenida, gritar pelo outro até perder a voz por vontade própria, quando e onde estiver e na hora em que for preciso. Isso é ser solidário. A solidariedade é a capacidade de fazer forte quem de solidez necessita.
Parece contraditório, mas  o cristal é a matéria-prima da solidariedade. Trinca-se por hesitação e nem mesmo o mais perfeito artesão, que é o tempo, é capaz de remover as estrias. Sim, nem o tempo! Nem o vento!

A vida é vivida a partir de parâmetros. Configuramos e reconfiguramos valores e conceitos ao sabor das linhas desenhadas no espaço cirúrgico da nossa existência.
A solidariedade é, sem dúvida, amor. E da forma mais nobre e menos questionável. Da forma mais admirável, incomparável e pura.  Da forma mais suprema e sublime!..........
Hoje sei-o.

Inscrição, regulamento e restante informação clique p.f. em:

MAIS QUE NUNCA, SER SOLIDÁRIO É IMPORTANTE

Falamos de um projeto da AJUDARIS em que a Adefacec juntamente com a Ecobike, se empenhou para conseguir no dia 27, reunir no Parque da Cidade 250 participantes na caminhada e igual número de bicicleta. Isto é, 500 participantes.

Gostaria, uma vez mais, de apelar a todos que nos acompanham há alguns anos pelas montanhas do país, que formassem, no dia 27, uma grande mancha de solidariedade em torno deste projeto.

Por isso conto, especialmente, consigo!

Traga botas de montanha, sapatilhas ou simplesmente chinelos. Mas participe!
Traga um amigo, um vizinho, um colega de trabalho ou um familiar e participe neste movimento de Solidariedade destinado a todos aqueles que apelando à sua sensibilidade, aguardam ansiosamente sua preciosa ajuda.
Porque, ajudando os outros, também nos ajudámos!
Porque, hoje mais do que nunca, ser Solidário é um dever cívico!
Dia 27 de manhã, no Parque da Cidade do Porto, venha dar um abraço a toda essa gente anónima que o aguarda.
Em troca receberá um carinhoso sorriso que lhe preencherá o coração de paz e muito amor.
.
Inscrição, regulamento e restante informação clique p.f. em:
http://pedalarcaminharporafetos.blogspot.pt/

Numa organização da Adefacec e Ecobike, a AJUDARIS
(Associação de Solidariedade Social) vai desenvolver na manhã de 27 de Maio um grande evento solidário que dará a possibilidade de usufruir de uma manhã positivamente diferente e simultaneamente contribuir para mais um sorriso!
..
"Pedalar e Caminhar por afetos"
.
Clique no cartaz para ampliar


Porto Saudável

A importância de ser solidário.
por 5,00 € de inscrição SOLIDÁRIA terá:
.
- Dorsal
- T- shirt alusiva ao evento
- Seguro de acidentes pessoais para os ciclistas
- Direito ao sorteio de brindes no final
- Reforço alimentar (água, maçã e barra de cereais)
- SURPRESAS-
- E ainda um sorriso de agradecimento de milhares de anónimos.
.
- Inscrições limitadas -
.
Inscrição, regulamento e restante informação clique p.f. em:
http://pedalarcaminharporafetos.blogspot.pt/

"De sapatilhas calçadas ou na companhia da sua bicicleta venha participar na caminhada Porto Saudável – Pedalar e Caminhar por afetos -

Uma excelente oportunidade de contribuir para a melhoria da sua saúde, mas não venha sozinho, traga a família e os amigos porque esta pretende ser também uma corrida de afetos.

A Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos alia-se a esta iniciativa da Ajudaris, Adefacec e Ecobike, com o apoio da Câmara Municipal do Porto."
(Dr. Miguel Guimarães - Presidente da ordem dos médicos)
INSCRIÇÃO SOLIDÁRIA

O total do valor apurado com as inscrições (limitadas) reverte na totalidade favor da AJUDARIS

Faça já a sua inscrição! mobilize os amigos, os colegas de trabalho e convide a família! 

ajude jogando e habilita-se a uma fantástica bicicleta e uma noite em Hotel 
Hoje mais do que nunca ser solidário é fundamental para a continuidade do apoio a muitas famílias, crianças e idosos carenciados.
Há muitas formas de o fazer, e o Porto Saudável é uma dessas formas de sermos solidários com os mais necessitados.
Se não podes estar presente no dia 27 de maio no Parque da Cidade do Porto, então vai a http://ajudaris.org/  e para ajudares basta jogar!
Habilita-te a uma fantástica bicicleta ou a uma noite num hotel para ti e para a tua família!
Só tens de entrar no Internet Explorer, e caso tenhas algum problema em jogar faz o seguinte download http://java.com/en/download/index.jsp
Diverte-te a jogar Porto Saudável!

http://sites.google.com/site/adefacec/
http://loja.adefacec.pt/
©2012 Adefacec

Promoção de comportamentos de vida saudável e Feliz.
Adefacec2012

Sem comentários:

Enviar um comentário