quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Parque Biológico da Serra das Meadas - Novos Veados

O Parque Biológico da Serra das Meadas, situado a apenas sete quilómetros da cidade de Lamego, voltou a diversificar a fauna que tem em exposição com a introdução de mais alguns exemplares de veados que vão permanecer em cativeiro dentro do perímetro do seu parque faunístico.

Os novos animais foram cedidos à Câmara Municipal de Lamego pela autarquia da Nazaré, devido ao número excessivo de exemplares que habitam no Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré.

A transferência dos veados foi concretizada no passado mês de Agosto, estando a adaptação ao novo local de acolhimento a decorrer dentro da normalidade. Está previsto que, a curto prazo, mais animais venham ali a ser colocados.

Inaugurado em Junho de 2002, o Parque Biológico da Serra das Meadas é o maior centro pedagógico ambiental da região e um dos mais importantes santuários de espécies animais e vegetais. Por aqui, já passaram muitos milhares de pessoas, sobretudo crianças e jovens, sensibilizadas para as problemáticas ambientais e ansiosas por contactar de perto com uma enorme variedade de animais. Entre os pinheiros e os carvalhos, que compõem a maior parte da floresta autóctone, é possível admirar a raposa, o gamo, o burro, o cavalo, o pato-real, o ganso, o pavão, javalis, cavalos, perdizes, entre outros.

Com o objectivo de dotar este espaço de melhores condições de cativeiro e beneficiar o acolhimento aos visitantes, a Câmara de Lamego lançou, em 2010, mãos à obra e investiu cerca de 200 mil euros para garantir uma ampla requalificação deste espaço e obter a licença de funcionamento definitiva junto da Direção-Geral de Veterinária. Logo na entrada principal é visível a transformação operada neste parque. Pela primeira vez, foi criado um Centro Biológico de Formação Ambiental, uma zona destinada ao acolhimento de sessões de educação ambiental, vocacionadas sobretudo para a comunidade escolar, e à apresentação de uma exposição permanente sobre temáticas ligadas à conservação ambiental. O espaço dispõe ainda de um gabinete técnico, instalações sanitárias para o público e um local de venda de material promocional do parque.

As melhorias estendem-se, no entanto, a toda a área do Parque Biológico. Foram constituídos novos parques faunísticos e beneficiados os existentes, foi criado um parque de merendas, um centro de acolhimento, um pavilhão de serviços, um pavilhão para quarentena de animais e implementados novos percursos devidamente assinalados.

Com a assessoria técnica do Parque Biológico de Gaia, a maior referência deste género de parques no nosso país, o equipamento situado na Serra das Meadas passou a acolher também novas boxes para equídeos e um picadeiro ao ar livre, para além de um novo núcleo de alojamento de aves de rapina, mantidas em cativeiro por falta de condições de devolução à natureza.


Promoçao de comportamentos de vida saudável e Feliz!
Adefacec2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário