segunda-feira, 7 de março de 2011

DISCRETAS AFINIDADES - 26 de Março - Estarreja

A próxima actividade de montanha da Adefacec, levá-lo-á a percorrer um trilho onde poderá apreciar alguns dos mistérios da vida selvagem, tendo apenas, para isso, que dispensar um pouco mais da sua atenção. Observe os detalhes mais subtis, escute o distante canto do rouxinol, ouça o restolhar entre as ervas, veja o imponente voo da cegonha e deslumbre-se com a beleza da paisagem. Aventure-se...e venha descobrir, connosco, alguns dos segredos que a Natureza tem para lhe revelar.
Ao percorrer os trilhos que seguem os esteiros de Salreu teremos a oportunidade de assistir a uma aula natural em que, a qualquer momento, podemos ser surpreendidos com a parada nupcial de um casal de águias-sapeiras, com o risco azul-metálico de uma pica-peixe em voo rasante, com a pose quieta das garças-vermelhas, que aqui se agrupam na maior colónia da espécie em Portugal, ou até com uma rela, tão verde como as plantas por onde trepa.
São as muitas espécies de aves que atraem a maior parte dos visitantes, algumas delas com o estatuto de conservação prioritária, como é o caso da garça-vermelha e do tartaranhão-ruivo-dos-pauis. Os altos índices de biodiversidade são explicados pela presença do rio Antuã e do Esteiro de Salreu que, ligados por uma rede de valas, permitem a comunicação entre os diversos habitats.
O percurso será de 11 km, sem declives por isso acessível e recomendado a todos.
.
clique na foto para ampliar
.



















Sem comentários:

Enviar um comentário