sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Cartaz de Encerramento 2009


É com enorme satisfação que a Adefacec tem o prazer
De a/o convidar para o derradeiro evento de montanha de 2009
Marcha/Festa de Encerramento
12 Dezembro de 2009
Sábado


clicar< >

Designação: "Pateira de Fermentelos”

Local e Hora
Da actividade : Óis da Ribeira-Parque de Lazer -10:00

Âmbito do percurso: Cultural e Paisagístico

Distância a percorrer: 7 Km
Dificuldade: Baixa
Data: 12.12.09 (Sábado)
EFACEC:
Local de Encontro e Hora: Efacec-Arroteia Parque C - 07:45

Taxa Inscrição :
(Inclui: Transporte, Almoço, Lembranças,
Sorteios, Animação Musical e Karaoke )
Sócios: 10 Euros
Não Sócios: 15 Euros
Até aos 12 anos: 50%
Data limite das inscrições: 09.12.2009

Retrospectiva fotográfica de todas as actividades de 2009
manuel.maia@efacec.pt: 229 562 301; 917 449 907;
917 159 204: Fax: 229 562 888


Como habitualmente, iremos fazer a nossa marcha de encerramento das actividades de montanha de 2009, num local que foi objecto de uma criteriosa escolha.
Fica localizado entre os Concelhos de Águeda, Aveiro, Oliveira do Bairro e na confluência do rio Cértima com o Águeda. Está inserido na bacia hidrográfica do Rio Vouga, incluído na zona de protecção especial da Ria de Aveiro e integrado na Rede Natura 2000. Com uma área aproximada de 5 Km2, contempla uma importante e extensa zona húmida. Referimo-nos a um dos maiores lagos naturais da Península Ibérica - A Pateira de Fermentelos. O percurso que iremos fazer, desenvolve-se num espaço natural e de rara beleza. Carvalhos, loureiros, amieiros, choupos, eucaliptos e freixos, fazem parte integrante da paisagem. Nas zonas mais húmidas, podemos observar o caniço e o bunho. Aliás, ao longo de todo o trilho, destacamos uma enorme diversidade biológica. Na etimologia da palavra Pateira, verificamos que a mesma sugere um local onde abundam patos. Assim, poderemos avistar o pato-bravo, o perna-longa, o guarda-rios e o galeirão, assim como algumas aves de rapina, passeriformes e anatídeos e várias espécies de garças, destacando a garça-vermelha. A lontra, o ouriço cacheiro e a raposa também poderão igualmente ser observados nesta bonita e extensa zona. São ainda perceptíveis vestígios de actividades do passado, ligadas à geologia, ao património histórico e local e às actividades tradicionais. Destaque para as bateiras, pequenas embarcações de madeira, que se encontram ancoradas tanto nas margens da lagoa como nas do rio Cértima ou Águeda.
Tratando-se da derradeira actividade de montanha de 2009, queremos reunir todos os Montanheiros/Pedestrianistas que ao longo do ano nos deram o enorme prazer da sua presença. Obviamente, queremos também contar com todos aqueles que ainda não tiveram oportunidade de passarem connosco momentos únicos de grande satisfação, salutar convívio, partilha e conhecimento, sempre em perfeita interligação e plena comunhão com a Mãe Natureza! Os nossos usos e costumes, a riqueza e variedade da nossa gastronomia, da nossa música, dos nossos dialectos, das nossas assimetrias e diferenças mas sobretudo de tudo aquilo que nos une. Sem dúvida que tal, constitui um importante contributo para nos ajudar a perceber um pouco melhor as nossas raízes como povo e a diversidade e encanto da nossa paisagem num território singularmente pequeno, singelo, mas incomensuravelmente belo e genuíno! E será caminhando e cuidando do corpo, que encontramos a mais adequada forma para admirarmos, assimilarmos e interiorizarmos, o esplendor da paisagem e recebermos em troca uma panóplia de valiosa informação, energia e sobretudo muita paz de espírito. E assim, caminhando, estamos indiscutivelmente a tratar do corpo e a cuidar da mente!
Sendo uma zona de fácil acesso, plana, ladeando a lagoa, o Águeda e o Cértima, atravessando as freguesias de Óis da Ribeira e Espinhel, com um percurso interessantíssimo e pensado objectivamente em todas as idades, cremos que a Pateira de Fermentelos reunirá todas as condições para, uma vez mais, encerrarmos com “Chave d’Oiro” mais um ano de intensa actividade de montanha da Associação Desportiva da Efacec - Adefacec.

PROMOÇÃO DE COMPORTAMENTOS DE VIDA SAUDÁVEL.
adefacec2009

Sem comentários:

Enviar um comentário